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quinta-feira, 12 de janeiro de 2006
Porquê?
A professora de português convidou os alunos a lerem um texto. Um caçador tem um cão que durante anos e anos o acompanha na caça. Já não precisa de lhe dizer nada - quando sai de casa com a caçadeira na mão, o cão põe-se de pé, abana a cauda e segue atrás do dono depois de este o soltar. No regresso fica junto à casota, leva uma última palmada de camaradagem no lombo e tem o descanso merecido. Um dia o dono aparece com outro cão. Mais novo, mais ágil. No dia seguinte leva-o para a caça, enquanto o primeiro cão fica preso a olhar. A professora de português propôs aos alunos o exercício de imaginar que se o cão falasse, o que diria ao seu dono. Os alunos têm por volta de 12 anos e vão dando respostas mais ou menos elaboradas. Há um deles que dá voltas à cabeça e não consegue encontrar algo original para dizer. Há outro deles que diz que o cão utilizaria apenas uma palavra. Porquê. Hoje, 20 anos depois, aqueles dois alunos continuam os melhores amigos e em tantas situações continua a fazer sentido a pergunta mais curta. Porquê?
# Jorge Moniz |
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