frutos de sombra













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    segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006


    7/4
    Bernardo Sassetti diz que quando compôs o tema principal de Alice, reparou que saiu em ritmo 7/4. Faz depois uma daquelas interpretações pós-criação ligando o 7 aos 7 dias de uma semana. Não vou por aí, acho que não faz muito sentido. Mas é verdade que o ritmo 7/4 é importantíssimo nesta música, sobretudo para o filme que é. Os ritmos "naturais" são 2/4 e 4/4, 3/4 e 6/4. São naturais porque no nosso ouvido correspondem a princípio, meio e fim. É intuitiva nomeadamente a contagem em 4 tempos. O que acontece nas músicas em 7/4 é transmitirem uma sensação de incompleto. Falta ali um último tempo para concluir um compasso normal, sentimos falta de uma nota, como se ao andarmos na rua de repente tivéssemos que dar um salto em pé coxinho por não podermos pisar com o outro pé. E este incompleto ajusta-se como uma luva ao filme, cria uma tensão de faltar ali alguma coisa, a ausência de uma nota, de alguém. A utilização de notas rápidas em sequência minimalista dá depois a inquietação restante.
    (já agora, Money dos Pink Floyd também está escrito em 7/4 e dinheiro, de facto, falta sempre algum)

    # Jorge Moniz |