frutos de sombra













frutos
 
  • Fotos
  • Filmes
  • Livros
  • Discos
  • Petiscos
  • Viagens
  • Tempo
  • Notícias
  • Dicionário
  • Wikipedia
  • Cidadão





  • e-mail

    This page is powered by Blogger.

    Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com














    quinta-feira, 18 de janeiro de 2007


    As palavras e as guitarras
    (falanges enferrujadas - escrever sobre a dificuldade em escrever é, no momento, difícil. Escrevo, apago, mudo, corrijo)

    Que factores fazem com que em certas alturas haja uma maior facilidade em alinhar palavras do que noutras? Há a idade. Há a estabilidade emocional, ou a falta dela. Há a disponibilidade de tempo. Há a leitura de outras palavras. E há a vontade. Sendo que a vontade de escrever não implica que haja inspiração para o fazer. Já o contrário tende a ser verdade.

    Na época áurea desta quitanga,
    [repare-se no ego do autor]
    eu encontrava-me a viver sozinho, numa cidade estranha, todos os dias aprendendo muito de uma cultura diferente, viajando de transportes públicos o que me permitia ler um livro por semana. Caldo apurado para escrever muito.
    Neste momento tenho um emprego absorvente, por mérito próprio,
    [mérito dele, o emprego]
    portanto a menos que me ponha a escrever sobre questões técnicas ou organizacionais, há pouca fonte de inspiração.

    A tese deste texto é que devemos forçar essa inspiração. Criar as condições. Há uns tempos conheci alguém que trabalha em música e ficou chocado ao saber que tendo eu tido formação e gosto, há muito tempo não limpo o pó ao teclado nem o verdete às cordas. A resposta comum é que as idades vão evoluindo, as responsabilidades mudam, o tempo disponível diminui. Irrelevante. Com uma boa gestão do tempo e vontade, conseguimos manter as actividades extra que nos dão um prazer particular. Basta fugir dos pretextos para a preguiça. E dos adiamentos.

    # Jorge Moniz |