frutos de sombra













frutos
 
  • Fotos
  • Filmes
  • Livros
  • Discos
  • Petiscos
  • Viagens
  • Tempo
  • Notícias
  • Dicionário
  • Wikipedia
  • Cidadão





  • e-mail

    This page is powered by Blogger.

    Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com














    sexta-feira, 25 de abril de 2008



    O tema é o afastamento dos jovens e a ignorância sobre a data de hoje. Nos últimos minutos todos dão a sua opinião sobre o ensino da História na escola, etc. Ora eu que nasci depois do 25 de Abril (não muito, mas enfim), vasculhei a memória para tentar perceber por que é que no meu caso eu não tenho falta de conhecimento. Então temos:
    - No ciclo preparatório houve uma exposição e um documentário a que todos assistimos (daqueles com projectores de fita).
    - No 7º ano tivemos de fazer um trabalho sobre o 25 de Abril. Com pesquisa. Usei um livro que havia lá por casa com a descrição da conspiração do golpe e os acontecimentos minuto a minuto. Assim empolgante à filme de espionagem.
    - No 12º ano organizámos uma conferência sobre o 25 de Abril com a presença do Salgueiro Maia, em que ele contou os famosos episódios caricatos daquele dia.
    Acho que é um pouco tudo isto. Não sei se hoje em dia apenas se lê uns parágrafos no livro de História, se depende de professor para professor, de escola para escola. Assim aprende-se pouco. O contar de histórias, como se de um filme se tratasse, o termos de procurar informação, isso já dá outra proximidade.
    (digo eu que não tenho a mínima formação em pedagogia)

    Depois há os pais. Não me lembro de ter recebido lições, mas havia os livros, havia a televisão ligada e, caso eu tivesse perguntas, havia respostas.

    # Jorge Moniz |